sexta-feira, 25 de abril de 2014

Oitavas no Choro e Felipe Hauers são as atração do Sabadinho Bom

O grupo Oitavas no Choro e o cantor e violonista carioca Felipe Hauers se apresentam neste sábado (26), no Sabadinho Bom, às 11h30, na Praça Rio Branco. O projeto é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com a proposta de divulgar as riquezas do chorinho e do samba em apresentações no Centro Histórico.


Abrindo a programação, o Oitavas no Choro vai reverenciar o que de melhor foi produzido ao longo dos anos pelos pioneiros e sucessores do gênero, como Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Joaquim Callado, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Zequinha de Abreu, Luiz Americano e Waldir Azevedo. São maxixes, sambas, polcas, lundus, valsas e, claro, choros.

O repertório também vai prestigiar a segunda geração de grandes chorões representados por K-Ximbinho, Rossini Ferreira, Paulinho da Viola e Canhoto da Paraíba, sem contar as composições dos próprios músicos.
O Oitavas do Choro surgiu em João Pessoa, em 2009, a partir do reencontro de amigos amantes do estilo. A ideia era, além do prazer de tocar juntos, contribuir para o processo de expansão dos instrumentais de choro na cidade. O nome faz alusão a um intervalo musical das partituras do choro, que compreende as doze notas musicais fundadoras da linguagem musical do Ocidente.

O grupo é atualmente formado por Cornélio Santana (flauta), João Maria (violão de sete cordas), Manoel Medeiros (cavaquinho), Edônio Alves (pandeiro) e Maryson Guga Borges (violão de seis cordas).




Felipe Hauers - Felipe Hauers vai impor uma releitura de clássicos e inéditos sambas e chorinhos, num desfile pelos vários sotaques da música popular brasileira. Pesquisador em música, ele deu sequência na Universidade Federal da Paraíba aos estudos em canto popular que tinha começado no Rio de Janeiro. Para este show, Hauers vai investir em versões de Cartola, Paulinho da Viola e Chico Buarque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário