domingo, 27 de abril de 2014

Nesta terça no Ponto de Cem Réis companhias se apresentam em comemoração ao Dia da Dança

Quatro companhias de João Pessoa farão uma homenagem ao Dia Mundial da Dança com uma série de apresentações nesta terça-feira (29), às 17h30, no Ponto de Cem Réis. O evento, gratuito, é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), e mescla estilos como o contemporâneo, neoclássico e o balé popular.

A programação será aberta pelo Balé Popular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o espetáculo ‘Leoas e luas’. Seguem-se a Cenário Cia. de Dança, com ‘A deusa que há em mim’, o Coletivo Tranz, com a performance ‘Santuário’, e por último, a Contexto, com ‘Cabeça de Lagartixa’. “Todos os grupos se consolidaram dentro do cenário artístico da cidade e se destacam por exibir um bom nível técnico”, comenta Maurício Germano, da Divisão de Dança da Funjope.

Dia da Dança – 29 de abril foi uma data convencionada em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco para lembrar o nascimento do francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos grandes nomes da dança mundial.

A celebração mostra a segunda arte em sua universalidade, que transpõe barreiras políticas, culturais e sociais. Neste dia, várias atividades afins costumam ser realizadas por associações, escolas e outras entidades ligadas à dança.

Programação:

Balé Popular da UFPB – 17h30
Espetáculo ‘Loas e Luas’

Livre adaptação dos festejos populares das cidades paraibanas é uma refinada recriação dos autos populares. O espetáculo resgata a simplicidade dos folguedos folclóricos, unindo técnicas da dança contemporânea, teatro e elementos circenses num mesmo universo, que representa as crenças de cura, o pastoril, o xaxado e o maracatu - elementos simbólicos que tecem a estampa viva da memória cultural nordestina.

Cenário Cia. de Dança – 18h

Espetáculo ‘A deusa que há em mim’

Nenhum comentário:

Postar um comentário