quarta-feira, 26 de março de 2014

Castanha de caju do Piauí será destaque nas cidades-sede da Copa do Mundo

A castanha de caju, produzida pela Central de Cooperativas de Cajucultores do Piauí - Cocajupi, chegará às cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A ação é resultado do Projeto Talentos do Brasil Rural, que visa inserir os produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico.

A Cocajupi, que é atendida pelo Sebrae no Piauí, recebeu cursos e consultorias da instituição nas áreas de gestão e inovação.
Ainda segundo Jocibel, serão produzidas cinco toneladas de castanha para atender a demanda de comercialização das cidades que sediarão os jogos da Copa de 2014. Cajuína e polpa de caju também estão entre os produtos que serão vendidos nesses pontos turísticos.
DO PIAUÍ PARA A ITÁLIA
A Cocajupi possui ainda o selo Fairtrade, ou Comércio Justo, que certifica as práticas de associativismo, responsabilidade social e sustentabilidade do empreendimento, abrindo canais de comercialização com outros países. Atualmente a Cocajupi exporta suas castanhas para a Itália.
A estimativa é que este ano, a entidade exportará mais de 20 toneladas de castanha de caju para a cooperativa Chico Mendes, que tem sede na cidade de Modena, na Itália. O acordo comercial entre as duas entidades teve início em 2011. As negociações com a cooperativa italiana se tornaram realidade após a conquista do Fairtrade por parte da Cocajupi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário