segunda-feira, 24 de março de 2014

44º Missa do Vaqueiro de Serrita

A tradicional Missa do Vaqueiro evento que ACONTECE no Sertão de Pernambuco, realizada no município de Serrita chega ao 44º ano. A missa é celebrada anualmente desde 1971, no 4º domingo do mês de julho, no Parque Nacional do Vaqueiro, na localidade de Sítio das Lajes, a 32 quilômetros do centro da cidade. 

É uma celebração religiosa e festa popular, atrai vaqueiros de todo o Norte e Nordeste. A missa inicialmente era um protesto pelo assassinato impune de um humilde vaqueiro chamado Raimundo Jacó, que era primo de Luiz Gonzaga, ocorrido naquele sítio em 8 de julho de 1954. 
Na semana anterior à missa, ocorre a feira e a festa do vaqueiro, com diversas manifestações como a vaquejada, banda de pífanos, zabumbeiros, sanfoneiros tocando forró pé-de-serra, baião, xote , xaxado, ciranda, coco, cantorias, repentistas, aboiadores. 

9 comentários:

  1. Que data sera a festa ?

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente 27 de julho. Mas oficialmente ainda não temos a data confirmada pelos organizadores

    ResponderExcluir
  3. Já tem uma data definida para o evento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oficialmente a Missa do Vaqueiro acontece no 4º. domingo de julho. O período do evento é: 25, 26 e 27 de julho de 2014.

      Fundação Padre João Câncio
      promotora do evento

      Excluir
  4. vocês já tem a programação e data do evento? pois não perdemos um ano sequer!!!
    Equipe supapo!! Obrigado. Quando sair nos avisem!!!

    ResponderExcluir
  5. Já alguma atração confirmada? Publiquem por favor!!! Estamos ansiosos!

    ResponderExcluir
  6. Como faço para mim hospedar em Serrita? se tem alguma pousada, Hoteis ou chalés.
    estou a procura durante a Missa do vaqueiro e não consigo encontrar lugares para se hospedar durante ao evento: já fiz várias pesquisa e não tive resultado encontrado pela internet, pretendo ir a essa cidade que por indicação é maravilhosa e gostaria de pode comprovar.
    agradeço :

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jalcione solicitamos informações junto a secretaria de turismo da cidade, estamos aguardando ok?! Seja sempre bem vinda.

      Excluir