terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Show de abertura do Carnaval de Olinda será com Alceu

A abertura do Carnaval de Olinda na próxima quinta-feira (27), no Fortim do Queijo, no Carmo, terá shows de Alceu Valença, Ópera Bajado e Patusco, trazendo ao mesmo tempo irreverência, samba e lirismo para a festa de Momo e dando as boas vindas ao folião.


Bajado: Um artista de Olinda é o tema da cenografia do Carnaval 2014
Bajado – Euclides Francisco Amâncio, nasceu em Maraial, no interior de Pernambuco, em 1912. É de todas as eras cidadão amantíssimo de Olinda. Artista plástico múltiplo, chargista, letreirista, cartazista, pintor de quadros e murais retratando a vida de Olinda e a Olinda da vida.
Olinda vai fazer do Carnaval 2014 uma grande festa com 11 pólos de animação, 196 atrações de palco, 500 agremiações, 40 atrações itinerantes e orquestras fixas nas ladeiras. O compromisso da cidade é com a alegria e a cultura, exaltando as expressões artísticas de todo o Estado na cenografia que contempla a obra do artista de Olinda, Bajado.
A programação será autenticamente local. Destaque para os desfiles de blocos e cortejos no sábado e domingo, a apoteose dos Bonecos Gigantes e o Encontro de Maracatus de Baque Solto na segunda-feira, o Encontro de Bonecos Gigantes na terça e os encontros de Bois e Ursos na Quarta-feira de Cinzas, além do Pólo Infantil na Praça do Carmo.
Nos palcos dos pólos de animação, artistas pernambucanos são a maioria. Nas ruas de Olinda, o frevo das diversas agremiações e Bajado. É que, em homenagem ao centenário do pintor, a cidade veste as cores de suas obras na cenografia da festa e o presenteia com o tema do Carnaval 2014: “Bajado, um artista de Olinda, 100 anos”.
Pelos quatro cantos da cidade: 11 focos de animação garantem a festa nos bairros. São eles, Fortim, Infantil (Carmo), Maracatu (Varadouro), Samba (Alto da Sé), Bonsucesso, Guadalupe, Salgadinho, Amaro Branco, Xambá, Rio Doce e Casa da Rabeca. Entre as atrações do palco principal, localizado no Fortim, estão Elba Ramalho, Café Preto, Nena Queiroga, Eddie, Romero Ferro, Andréa Luiza, Karynna Spinelli, Silvério Pessoa, Orquestra Contemporânea de Olinda, Siba. No Pólo Guadalupe vai ter Geraldo Maia, Monica Feijó, Selma do Coco, Lucas dos Prazeres. O Pólo Amaro Branco exalta o coco-de-roda, com os coquistas da cidade – Dona Ana Lúcia, Dona Del, Coco do Pneu, Arnaldo do Coco.
Já o bairro de Salgadinho vai ser embalado com muito samba, frevo e maracatu. Outro pólo famoso do carnaval de Olinda é o Pólo Samba, que este ano traz D´Breck, Oriente, Batucada Simpatia, Cris Galvão, Jorge Riba, Paulo Perdigão, Bateria Cabulosa. Os maracatus e afoxés da cidade também marcarão presença com Nação Pernambuco, Maracambuco, Leão Coroado, Camaleão, Oxum Panda, Alafim Oyó, entre outras atrações no Pólo Maracatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário