sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Sabadinho Bom

O projeto Sabadinho Bom, que apresenta há quatro anos um desfile de chorinhos consagrados tocados por gente da terra, centra as atenções neste sábado dia 22 para o ritmo que é a cara do carnaval. O acordeonista Ivan Martins e a Batucada Classe A investirão no samba, choro e frevo, além de outros ritmos. O Sabadinho Bom, promoção da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), está previsto para começar às 11h30, na Praça Rio Branco, no Centro.

Abrindo a programação, clássicos do chorinho que atravessaram gerações foram escolhidos para compor a apresentação de Ivan Martins. Com 46 anos de carreira o acordeonista vai apresentar neste Sabadinho um repertório calcado, em sua maioria, nas composições do gênero temperadas pelos frevos dos mestres de Pernambuco.

O público vai ouvir melodias de Pixinguinha, Severino Araújo, Chico Buarque, Tom Jobim, Ernesto Nazareth e Sivuca. No palco, Ivan Martins será acompanhado por David Martins (baixo), Jonas (bateria), Emanoel (sax), Joab (flauta), Rafael (guitarra) e Dinda (pandeiro).

O acordeonista aprendeu música sozinho. Durante os anos 60 veio para João Pessoa estudar com o maestro Joaquim Pereira (falecido), na época capitão da Banda do Exército. Durante sua trajetória como instrumentista, chegou a tocar muitos anos na Orquestra Tabajara, sob regência do maestro Romoaldo Silva.

Batucada Classe A - Fundado em fevereiro de 2010, em Campina Grande, o grupo de samba raiz Batucada Classe A (antigo Samba CoMNtradição) contava até 2012 com os vocais agudos da cantora Eloísa Olinto.

Após a sua participação no programa The Voice Brasil, em 2012, o grupo passou a se apresentar como Eloísa Olinto e Samba CoMNtradição. O corte do cordão umbilical aconteceu definitivamente em janeiro de 2013, e desde então o grupo caminha com as suas próprias pernas, mesmo acompanhando a cantora, de vez em quando, a convite.
A Batucada hoje tem uma formação fixa, com Walderon Fonseca (voz e cavaquinho), Sandrinho Dupan (pandeiro, surdo e tantã) e Nyvia Soares (backing vocal e apoio), que dobra para seis integrantes nos shows, com o acréscimo de mais percussão, violão, trombone, trompete, flauta, sax, piano ou acordeon.

As referências musicais baseiam-se nos sucessos de Cartola, Candeia, Chico Buarque, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e Beth Carvalho entre outros. Algumas músicas que entrarão neste repertório são “Comunidade carente” (Zeca Pagodinho), “Homenagem ao malandro” (Chico Buarque), “Tive sim” (Cartola), “Patrimônio da humanidade” (Quinteto Preto e Branco) e “Alto lá” (Zeca Pagodinho).

Atualmente, o grupo está em fase de finalização do seu primeiro CD, com previsão de lançamento para abril. 

Serviço:
Sabadinho Bom apresenta Ivan Martins e Batucada Classe A
Data: sábado (22)
Horário: 11h30 às 17h
Local: Praça Rio Branco, Centro
Contatos: Ivan Martins (8842-5884) e Batucada Classe A (Nívea, 8805-4488).

Nenhum comentário:

Postar um comentário