domingo, 17 de março de 2013

Pedra do Ingá na Paraíba - Um dos Maiores Enigmas da Humanidade


A cidade de Ingá está localizada a aproximadamente 95,6 km da cidade de João Pessoa. É uma cidade tranquila de gente amiga e hospitaleira, que abriga um dos maiores enigmas da humanidade.
A Pedra do Ingá, o sítio arqueológico mais famoso do mundo. Um conjunto rochoso no interior do estado da Paraíba repleto de intrigantes inscrições rupestres, produzidas em baixo-relevo extensamente ao longo de um paredão rochoso de 46m de comprimento por 3,8m de altura, que se eleva sobre um lajedo do riacho Bacamarte, no município de Ingá.
As inscrições, ocupam 15m de extensão por 2,3m de altura no paredão, até o presente não existe um prognóstico definitivo sobre a origem deste mistério do passado.
A cidade de Ingá é um pequeno núcleo urbano, com cerca de 17mil habitantes, que ainda exibe inúmeros registros arquitetônicos de sua história. Cruzando a cidadezinha, o visitante toma a estrada de acesso ao município de Itabaiana, também asfaltada, dirigindo-se para leste por mais 3km até onde, logo após o cruzamento da malha ferroviária, a estrada bifurca; dali, segue a via à direita por mais 2,5km até encerrar a estrada, chegando à localidade de Pedra Lavrada, cujo nome vem de longas datas e se deve às inscrições da Pedra do Ingá. Na localidade há um bar-restaurante, onde o visitante poderá se alimentar, descansar, comprar lembranças e livros sobre a Pedra e também há um museu, onde também poderá ver inúmeras outras relíquias do passado pré-histórico da região. 
A Pedra do Ingá está a apenas 50m nos fundos desta estrutura, onde o visitante poderá se maravilhar e refletir com o mais famoso, vivaz e magnificente monumento de arte pré-histórica do Brasil, cuja imponência harmoniosa e expressiva é tamanha que se o historiador grego Heródoto o tivesse visto, sem dúvidas, o teria incluído entre as Maravilhas do Mundo Antigo.
Informações => Pedra do Ingá

Nenhum comentário:

Postar um comentário