terça-feira, 19 de março de 2013

19 de março - Dia de São José padroeiro das chuvas


José é um personagem célebre do Novo Testamento bíblico, marido da mãe de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, nasceu em Belém da Judeia, no século I a.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel. No catolicismo, ele é considerado um santo e chamado de São José.
Para o povo Nordestino, hoje é dia de plantar milho, e se chover, a safra vai ser boa para comer no dia de São João. Na vida do bom nordestino, se hoje chover, é sinal que o ano vai ser bom.
Em todo o Nordeste, ele é conhecido como o protetor dos agricultores. Daí o seu dia, que antecede a chegada do outono, ser o escolhido para o plantio de milho e feijão. No interior é dia de festa religiosa, com missas, ladainhas e procissões, e festa profana após o cultivo do milho, marcado por orações e pedidos de chuva. “Meu divino São José, imploro em vossos pés, mandai chuva com abundância, meu Jesus de Nazaré”. Com essa declamação, muitos agricultores imploram ao santo ajuda para ter um ano de abundância.
Meteorologistas mandam um aviso alentador aos agricultores: a esperança de uma quadra chuvosa frutífera não precisa se acabar se hoje, no dia de São José, não houver chuvas pelo. Especialistas afirmam que não há relação entre a quantidade das chuvas e as precipitações que caem especificamente no dia 19 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário