sábado, 17 de novembro de 2012

Praça Barão de Rio Branco João Pessoa / PB


Construída entre os séculos XVI e XVII, a Praça Barão de Rio Branco foi por muito tempo um espaço nobre e importante para a sociedade e o governo da Paraíba, sendo centro administrativo e sede da capitania. Com o crescimento da cidade para a região da praia e o surgimento de novos bairros a área central de João Pessoa, incluindo esta praça, passou a se desvalorizar. 
              Conhecida como a Praça do Sabadinho Bom 
Após as intervenções urbanísticas necessárias, a praça ganhou nova vida e a população voltou a frequentar os seus bancos e contemplar o verde das antigas árvores e os casarios e monumentos que a circundam. A praça foi incluída no roteiro de pedestres, assim, há placas indicativas deste monumento e um grande painel abordado a história e memória deste espaço. Como forma de aproximar ainda mais a população da cidade e atrair os olhares de visitantes, aos sábados é realizada o projeto "Sabadinho Bom" com a apresentação de grupos de chorinho, "Corredor Cultural" com o que há de melhor da cultura local. 
A praça recebeu uma nova escultura, o homenageado foi o músico paraibano Jackson do Pandeiro, a obra é de autoria do artista plástico Jurandir Maciel. Além do corpo completo do músico, a escultura reproduz também um pandeiro e um banco de praça. Assim, as pessoas que passarem pelo local poderá interagir com a estátua e posar para fotos. A obra de arte, fundida em bronze, tem 1,80m de altura e pesa aproximadamente 600 kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário