quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cachoeira do Urubu


A queda d´água localiza-se no Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu (170 km de Teresina e 30 minutos do centro de Esperantina - PI), entre os municípios de Esperantina e Batalha. É formada pelas corredeiras do Rio Longá. O acesso ao parque é permitido e se faz por via asfaltada. O município de Esperantina oferece uma maior estrutura de apoio ao turista.

O local recebeu esse nome porque nos períodos de seca o lugar fica recheado de peixes que acabam “presos” nas valetas que surgem da baixa do rio. Isso atrai o Urubu-rei, espécie de Condor da América do sul, formando um exótico e raro visual.

No parque é permitido pescar para consumo próprio, sendo proibido durante o período de reprodução dos peixes. Um amplo salão climatizado coberto de palha oferece aos visitantes um cardápio bem regional: peixe frito, peixe ao molho, feijão tropeiro, carne de sol, e a tradicional galinha caipira. O complexo contém ainda uma passarela de 400 m sobre a cachoeira.

Melhor época para se visitar é entre maio e julho, época em que a água cobre a passarela, incrementando ainda mais o espetáculo que é o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário