domingo, 22 de abril de 2012

Cine PE 2012

NEY LATORRACA

UM DOS HOMENAGEADOS DO CINE PE 2012

O leonino Antonio Ney Latorraca nasceu em Santos, litoral sul paulista, no dia 27 de julho de 1944, onde cursou o jardim de infância.

A estréia como ator foi aos 6 anos, na rádio Record, numa participação com Maria Amélia e Zé Rubens, ídolos dos tempos das radionovelas. Desde então, o pequeno Ney já sabia que havia nascido para ficar em cena.

Ney iniciou o curso primário, no colégio Claretiano em São Paulo.

Em 1957, a família mudou-se para o Rio de Janeiro, onde Ney iniciou o primeiro ano ginasial no Colégio São Fernando.

No colégio, a veia artística do ator não estava adormecida. Enquanto os alunos recitavam, Ney tinha um número fixo: dançava frevo, com figurino próprio, "inclusive a sombrinha", faz questão de lembrar.

No ano seguinte, Ney decidiu voltar para Santos e prestar exame no Instituto de Educação Canadá. Foi quando o ator começou a encontrar seu verdadeiro caminho. Com um grupo de amigos da escola, Ney formou o conjunto Eldorado, que fazia animação de festas e bailes.

Em 1964, a montagem de uma peça teatral na escola chamou a atenção de Ney. Foi então que resolveu se inscrever para participar da montagem. Esta foi a estréia de Ney no palco, com a peça "Pluft, O Fantasminha", de Maria Clara Machado, dirigida por Serafim Gonzales.

Em São Paulo para encenou "Reportagem de Um Tempo Mau", de Plínio Marcos, que fazia uma crítica ao regime vigente. A peça só foi apresentada uma vez. No Teatro da Faculdade de Filosofia de Santos (TEFF), onde permaneceu de 1965 a 1966, encenou três peças: "A Crômica" e "O Cristo Nu", de Carlos Alberto Sofredini, e "A Falecida", de Nelson Rodrigues.

Em 1967, Ney entra para a Escola de Arte Dramática da USP (EAD). Em 69, encenou "O Balcão", de Jean Genet, dirigido por Victor Garcia. No ano seguinte, apresentou-se no musical "Hair". Desde então Ney apresentou outras 15 peças A estréia no cinema e na TV também foram em 1969, com "Audácia, a Fúria dos Trópicos" e "Super Plá", respectivamente. Este último estrelado na extinta TV Tupi. Mas o reconhecimento popular chegou mesmo em 1974, quando fez sua estréia na Rede Globo, na novela "Escalada", de Lauro César Muniz.

Atualmente, Ney Latorraca - juntamente com Marco Nanini - detém o recorde mundial, segundo o Guiness Book, de apresentações de uma peça com o mesmo elenco. O marco foi conseguido com "O Mistério de Irma Vap", de Charles Ludlan, dirigida por Marília Pêra. A peça ficou onze anos em cartaz, percorreu as principais cidades do Brasil e foi vista por mais de 2,5 milhões de pessoas.

O trabalho do ator pode ser contemplados atuando em 23 telenovelas, 24 peças de teatro e 14 filmes brasileiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário