domingo, 11 de dezembro de 2011

Prêmio Nobel


O Prêmio Nobel da Paz foi entregue  ontem (10) em Oslo à presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, à também liberiana Leymah Gbowee e à ienemita Tawakkol Karman, distinguindo o papel das mulheres na resolução dos conflitos. É a primeira vez na história que o Prêmio Nobel da Paz é atribuído a três mulheres.
llen Johnson Sirleaf,  foi a primeira mulher eleita democraticamente chefe de Estado de um país africano, a Libéria.
Leymah Gbowee,  é  assistente social liberiana que organizou o movimento pacífico de mulheres que, com a ajuda de uma original greve de sexo, contribuíram para por fim à segunda guerra civil na Libéria, em 2003.
Tawakkol Karman, jornalista iemenita, liderou um movimento que levou ao período de transição para que o presidente Ali Abdullah Saleh abandone em fevereiro próximo o poder que ocupa há 33 anos.
O Prêmio Nobel é constituído por uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas suecas (cerca de um milhão de euros) repartidas em três partes iguais pelas vencedoras.

Essas mulheres  representam uma das forças  mais importantes de mudanças no mundo de hoje: a luta pelos direitos humanos em geral e a luta das mulheres pela igualdade e pela paz, em seus países.


Um comentário: