terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Amazônia Brasileira

Campeão absoluto de biodiversidade terrestre, o Brasil reúne quase 12% de toda a vida natural do planeta
A Amazônia ocupa  uma  área  de mais de 6,5 milhões de km² na parte norte da América do Sul,  85% dessa região fica no Brasil (5 milhões de km², 7 vezes maior que a França) com uma população que corresponde a menos de 10% do total de brasileiros. A chamada “Amazônia Legal” compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão perfazendo aproximadamente 5.217.423km².
Quando fala em desmatamento na Amazônia é comum as pessoas confundirem a região citada acima com o estado do Amazonas. Em toda a região amazônica calcula-se que cerca de 26.000km são desmatados todos os anos


O desmatamento na Amazônia foi o equivalente a 46.787 campos de futebol do Maracanã, de acordo com dados divulgados  pelo Deter, o sistema de detecção do desmatamento em tempo real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Entre as principais causas da destruição da floresta estão os incêndios, o avanço da agricultura e da pecuária, e o tráfico ilegal de madeira e minerais, segundo as autoridades


A Rio+20 que ocorrerá em Junho de 2012 debaterá um modelo de economia verde para o planeta que leve também em conta a inclusão social e a erradicação da pobreza. Um desafio permanente para os nossos governantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário